O que é Transtorno do Espectro Autista? (TEA)
- Psicólogo Alexandre Zanirato Contini da Silva Vitoriano | CR

- 16 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento. Não foram identificados ainda quais fatores exatos de sua ocorrência, porém a ciência aponta que há uma alteração no desenvolvimento neurológico. Essa mutação pode ser tanto herdada dos genitores, quanto ocorrer de forma espontânea.
A forma como este desenvolvimento ocorre altera, então, a maneira como essa pessoa irá interagir como o mundo. A partir de 2013, com o DSM-V, o Autismo passa a ser entendido por um grupamento de transtornos do neurodesenvolvimento.
Importante: o termo Síndrome de Asperger não é mais utilizado, tanto por questões técnicas, quanto por sociais!
Alguns sintomas são mais facilmente observados, como déficits na comunicação e relação social, estereotipias e interesses específicos ou limitados.
Por ser decorrente da interação de fatores genéticos e ambientais, os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Não há um padrão de “como ser Autista”, mas sim uma vivência complexa e múltipla que envolve histórias de vida, contextos que permitem ou não o desenvolvimento de habilidades, fatores protetivos ou de risco. Por isso é importância ter um olhar atento para os comportamentos emitidos pela pessoa e buscar acompanhamento profissional para avaliações.
Quanto antes as intervenções forem iniciadas, melhor será sua eficácia, portanto o carinho e atenção são essenciais para não repetir visões errôneas acerca dos comportamentos das pessoas TEA. Uma desregulação emocional por hiper estimulação sensorial pode ser confundida como birra e consequênciada como tal, por exemplo, mas com uma breve observação podemos chegar a resultados muito mais benéficos e saudáveis.



Comentários