top of page
Buscar

Raciocínio clínico em Análise do Comportamento




Você já se perguntou como é organizado o pensamento clínico de um Analista do Comportamento?


De forma geral, temos os princípios teóricos que orientam nossa atuação e precisamos nos manter consistentes com eles, ou então não estaríamos sendo condizentes com o rigor científico e a ética profissional. Mas a nível individual, cada psicoterapeuta tem sua própria forma de organizar suas ideias para pensar sobre os dados encontrados a partir desses princípios técnicos.


Se eu pudesse ilustrar de alguma forma, minha a linha de raciocínio, seria algo assim:



Parece caótico, mas vem cá que te explico melhor!


Gosto de pensar em nossas vidas como grandes quebra-cabeças. As vezes tem peças faltando, ou estamos tentando usar peças de outro conjunto sem perceber, ou até mesmo estamos tentando montar um quebra-cabeça a partir da imagem de referência que outras pessoas disseram ser a adequada, mas que não está fazendo sentido.


A partir de análises funcionais complexas, compreensão de sentimentos, acolhimento e intervenções adequadas é possível entender o que está acontecendo e o porquê. Mas por que então essa imagem que mais parece um conspiracionista da Terra Plana discursando?


Como já dizia Skinner, o comportamento  é mutável e adaptativo, então é necessário tanto rastrear suas diversas formas para encontrar sua origem através da história e, ao mesmo tempo, continuar acompanhando possíveis mudanças, buscando identificar quais foram as funções responsáveis por terem surgido e quais são as funções que mantém esses comportamentos ocorrendo atualmente. Isso tudo considerando contextos e repertórios prévios, redes de apoio, impactos gerados no ambiente e, por sua vez, impactos que o ambiente gerou no indivíduo.


Ademais, uma análise funcional complexa envolve identificar a frequência, a força, a duração, o que faz ocorrer, o que faz com que não ocorra cada comportamento. Da mesma forma é necessário compreender qual a magnitude das consequências geradas, quantas vezes é preciso de comportar para entrar em contato com elas, o quanto a pessoa estava privada antes e o quanto de desgaste isso causa a ela.


Pode ser um processo complexo, mas esse raciocínio clínico me leva a idas e vindas, voltas e curvas que colaboram para uma compreensão rica de cada história de vida, possibilitando buscar diferentes estratégias para que, juntos, possamos buscar as mudanças desejadas.

Comentários


© 2035 por DR. Elisa Soares Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page