top of page
Buscar

Por que repito comportamentos, mesmo que alguns me façam mal?

Em algum momento você já se fez essa pergunta? Talvez não com essas exatas palavras, mas muito provavelmente a dúvida já se fez presente e muito frequentemente essa é uma questão a ser investigada em terapia.


Sob a luz da Análise do Comportamento, entendemos que tudo aquilo que fazemos é um comportamento, seja tomar um copo de água, conversar, pensar, sonhar, sentir amor por alguém, enfim, tudo. Isso significa que tudo pode ser analisado e explicado a partir dos mesmos princípios.


Um importante princípio a ser considerado é de que os comportamentos mais complexos são aprendidos durante a nossa vida, tanto por observação de outras pessoas se comportando ou pelas consequências que elas geram no ambiente em que estou inseridoe como esse ambiente me afeta a partir dessa mudança.



Os homens agem sobre o mundo e o modificam e, por sua vez, são modificados pelas consequências de sua ação (Skinner, 1957)

Então, dependendo da consequência que meu comportamento produz, há maior ou menor probabilidade de eu me comportar de forma semelhante em contextos parecidos no futuro. Quanto mais um comportamento me faz entrar em contato com determinadas consequências, é mais provável que ele se mantenha e o inverso também é verdadeiro.


Esse proceso de aprendizado por consequências ocorre ao longo do tempo e perdura durante toda nossa vida, construindo padrões de comportamento que podem ocorrer de forma inconsciente, nos levando a questão inicial de nossa discussão.


O processo de psicoterapia analítico-comportamental visa identificar esses padrões, como foram estabelecidos ao longo da vida e o que os mantém na atualidade, sempre buscando analisar de forma individual e considerando o contexto histórico-cultural em que estamos inseridos.


Quanto mais etendo o funcionamento dos meus comportamentos, mais consciente esses processos se tornam e melhores são as condições para realizar mudanças tanto nos meus próprios padrões, quanto no ambiente em que vivo.


Psicólogo Alexandre Zanirato Contini da Silva Vitoriano | CRP14/07509-0

 
 
 

Comments


© 2035 por DR. Elisa Soares Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page