Como encontrar um profissional de psicologia de forma segura
- Psicóloga Giselle Nanci Vitoriano Zanirato | CRP14/07467-2

- 7 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de abr.
Buscar profissionais para cuidar de nós é muito sério e com a saúde mental não seria diferente. Portanto, fique atento (a) às informações que vou dividir com você:

Psicologia é um curso superior onde nos formamos bachareis. Após a nossa formação, para atuarmos como psicólogos clínicos precisamos nos inscrever no Conselho Regional de Psicologia (CRP), o que propõe uma atuação ética e científica.
Cadastro ativo no CRP
Para quem busca um profissional para acompanhamento psicológico é importante saber se o profissional está inscrito no CRP e essa informação você pode encontrar no site do Conselho Federal de Psicologia colocando o nome completo do profissional e o Estado onde atua.
Embasamento ético
Ser psicólogo não é só ouvir e dar conselhos (nós não damos conselhos, inclusive). Trabalhamos a partir de abordagens científicas e pautados na ética da profissão que é bem descrita no nosso Código de Ética Profissional do Psicólogo e qualquer pessoa pode ter acesso e tirar as suas dúvidas.
Explicação clara sobre a forma de trabalhar e abordagem
A psicologia, na verdade, é formada de várias abordagens psicológicas que são as nossas formas de compreender, explicar e atuar profissionalmente. Nos baseamos nelas para compreender a situação de cada indivíduo e para desenvolver um plano de intervenção eficaz e individualizado. É importante, portanto, que o profissional te explique como ele trabalha.
Psicólogos não devem utilizar explicações religiosas, energéticas, holísticas, místicas ou qualquer outra que não a abordagem psicológica de atuação
O psicólogo pode ter suas crenças pessoais, assim como você, mas isso de maneira alguma deve tomar frente às análises psicológicas do caso pelo profissional. E caso aconteça, você tem total direito de se incomodar e até denunciar ao CRP. Quando for buscar um profissional, observe se não existe essa mistura. Cuidado com isso.
Observe como você se sente
Estar em acompanhamento psicológico nos coloca em posição de vulnerabilidade e é através dela que podemos nos compreender melhor e mudar. Mas é muito importante também sentirmos confiança no profissional que nos atende. É normal que nem todas as sessões a gente saia sorrindo, existem sessões doloridas mesmo, mas isso é muito diferente de você se sentir mal com a postura do (a) profissional. Fique atento (a), converse e se necessário, mude de profissional.
Agora ficou mais fácil, não é? Espero que ajude!
Psicóloga Giselle Nanci Vitoriano Zanirato | 14/07467-2


Comentários