top of page
Buscar

Os Desafios e Limitações da Terapia com Inteligência Artificial: O Que Você Precisa Saber!


Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Em uma noite qualquer enquanto você experimenta emoções desconfortáveis passa pela sua cabeça que conversar com uma Inteligência Artificial pode ser a solução dos seus problemas. A IA te "escuta" e te responde algo que te causou alívio. Essa é uma experiência não mais tão incomum atualmente, mas há muito o que pensar sobre essa conduta. Vamos conversar?


Primeiro precisamos pensar sobre como um questão problema se forma, não é nada simples, é embasada em um encadeamento de vivências que você tem que fazem com que você desenvolva suas crenças sobre si, sobre os outros, sobre o mundo e assim se comporte de uma maneira específica e não de outra e isso pode acabar se tornando um padrão em sua vida. Você é um indivíduo único no mundo, só você viveu as suas experiências, só você interpretou as situações e sentiu as suas emoções. O que você é hoje é fruto de toda uma vida.


A IA não tem acesso ao seu histórico de vida, padrões de comportamento, crenças centrais, auto regras, pensamentos automáticos, emoções que mais vivencia, aos inúmeros porquês de você ter ido por um caminho e não por outro. Conversando com o ChatGPT perguntei como ele formula as respostas terapêuticas que ele oferece quando se busca ajuda psicológica:

A IA utiliza algoritmos de processamento de linguagem natural (PLN) para interpretar as perguntas e comentários do usuário. Ela analisa o texto, identifica palavras-chave e padrões, e então gera respostas baseadas em bancos de dados de informações, modelos treinados com exemplos de diálogos terapêuticos, e diretrizes de boas práticas.

Além da limitação de não ter uma capacidade de análise da sua história de vida, ela trabalha com respostas prontas para te entregar o que vai te fazer bem, momentaneamente e de forma bem limitada, o que você quer ouvir.


Eu costumo dizer que a psicoterapia não é para todo mundo, pois costuma ser difícil olhar para o que não está bem, porque desperta emoções que por vezes nem tínhamos consciência, dói enfrentar o passado, os nossos padrões que nos causam sofrimento, dói perceber que algumas relações nos causam sofrimento por mais que amemos com quem nos relacionamos, dói abandonar o que já estamos acostumados a lidar, mesmo que o lidar seja sofrido.


Em contrapartida, é na psicoterapia com profissionais humanos e especializados que temos a segurança de além de ter diagnósticos baseados em ciência, ter o contato com uma relação genuína, empatia, confiabilidade no não julgamento, aceitação, acolhimento, emoção real, análise de acordo com o seu contexto de vida (interseccionalidades), percepção às nuances das suas emoções que são material rico de apoio ao seu processo e um olhar individual para a sua história.


Não há como colocar luz em sombras que nem são vistas. A IA pode te falar exatamente o que você quer ouvir, mas não é um processo psicoterapêutico, não há como substituir. E em casos graves, ainda pode piorar muito o quadro psicológico, podendo acabar em tragédias. Se apegar à uma relação não humana, pode mascarar possíveis questões que poderiam ser trabalhadas de verdade e mudar a vida do indivíduo em sofrimento.


Muitas pessoas buscam a "terapia" com IA por questões financeiras, infelizmente no nosso País é uma questão totalmente relevante, porém há outros meios de se conseguir psicoterapia com psicólogos de forma mais acessível.

  • Universidades possuem clínicas-escola de psicologia: lá um acadêmico irá realizar o atendimento com todo suporte teórico-prático de professores supervisores de estágio

  • Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): distribuídos por todo território nacional pelo SUS, fazem acolhimento de pessoas em sofrimento psicológico e psiquiátrico de forma inteiramente gratuita e conta com profissionais de diferentes áreas como Psicólogos, Psiquiatras, Terapeutas Ocupacionais e Enfermeiros. Lá além de psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico, há outras atividades em grupo para suporte emocional.

  • Unidades Básicas de Saúde (UBS): algumas unidades oferecem atendimento psicoterapêutico de forma gratuita. Primeiro se passa com o clínico geral e ele faz o encaminhamento

  • Centros de Assistência Social: Algumas organizações e centros comunitários oferecem serviços de psicoterapia gratuitos ou a preços acessíveis.

  • Psicólogos autônomos: atendem de maneira voluntária ou valor social

  • Projetos de psicólogos: atendem de forma voluntária ou com valor simbólico

  • Plataformas de psicologia: atendem com diversas faixas de valor de sessão

  • Centro de Valorização à Vida(CVV): através de ligação para o número 188 é um serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato que funciona 24h.


E para saber como encontrar um profissional de psicologia de forma segura é só clicar aqui.


Psicóloga Giselle Nanci Vitoriano Zanirato | CRP14/07467-2

 
 
 

Comments


© 2035 por DR. Elisa Soares Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page